Panelas é Escolhida Pela AMUPE Para Apresentar Projeto de Boas Práticas no Congresso Pernambucano de Municípios

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, a Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, realiza o 6° Congresso pernambucano de municípios, com a participação das 184 cidades do estado e escolheu 20 delas para apresentar projetos exitosos de boas práticas administrativas, Panelas está entre elas.
A gestão do prefeito Ruben Lima, vai apresentar o projeto de recuperação da área degradada pelo antigo lixão e a implantação de uma usina de energia solar no local, que vai garantir a geração de energia limpa para as escolas do município. O projeto contempla 14 dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.
Segundo o prefeito Ruben Lima, a usina que está sendo implantada na área do antigo lixão tem uma potência de 112,5 kWp e geração de aproximadamente 65.000kWh mensal, o que representa aproximadamente 800.000kWh por ano.
” Esse é um grande projeto e deixa claro que o meio ambiente também é uma prioridade de nossa gestão. Com essa proposta, o município de Panelas deixará de emitir 19.175 Ton de CO2/ mês, o que equivale ao plantio 25.872 árvores e acarretará em uma economia mensal de R$ 62.028,00 para o município, conta de energia”. Destacou o prefeito Ruben.
O lixão de Panelas foi encerrado em janeiro de 2021 como um dos primeiros atos da gestão atual. Nesse projeto de recuperação da área degradada e implantação da usina de energia solar o governo municipal está investindo cerca de 3,5 milhões de reais, que foram garantidos por meio de emenda parlamentar do deputado Sílvio Costa Filho e recursos da educação.
(Confira antes x depois do local nas imagens, onde anteriormente funcionava o antigo lixão).